MALA #98
Chegou a sua edição semanal da MALA!
Esta newsletter é escrita, editada e curada por mim, com um pouco de tudo o que eu gosto e consumo. Música, cinema, séries de tv, literatura, cultura geek e afins, que também estão presentes nos meus outros canais (Esquema Novo, Episódio de Hoje, Cinema, Etc.., Rádio 98FM e redes sociais), e aqui aparecem em uma edição revista e ampliada.
Se você chegou aqui agora, espero que goste. E comente. E compartilhe. E contribua.
Pra quem já conhece…..espero a mesma coisa!
Espalhe a palavra...
Rodrigo James
IMAGEM DA SEMANA
E hoje começo a série “Awesome People Hanging Out Together” com essa foto que reúne John Cale e Lou Reed, do Velvet Underground, Patti Smith e David Byrne ensaiando para sei lá o que.
POR AÍ..
No último fim de semana aconteceu a entrega do MTV Movie and TV Awards e o casal Zendaya/Tom Holland foi pra casa como os vencedores da noite, através de “Euphoria” e “Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa”.
Agora que o julgamento acabou, qual será o futuro de Johnny Depp no cinema? Pelo menos uma conta no TikTok para se comunicar com os fãs ele já abriu.
No cinema eu não sei, mas na música ele já está na ativa. E com um parceiro de peso.
As primeiras críticas de “Men”, novo filme de Alex Garland, não tem sido lá tão boas.
Os herdeiros do artigo que inspirou o filme “Top Gun” estão processando a Paramount pela sequência “Top Gun: Maverick”.
O Festival de Tribeca fez uma parceria com a Meta para exibir 20 curtas através do headset de realidade virtual ligado ao Facebook.
Quais os dez melhores filmes de 2022 até agora? (P.S.: endosso o primeiro lugar e estou louco pra ele estrear no Brasil pra gente poder falar sobre)
O cinema parou na Rússia de maneira oficial. O que aconteceu? A pirataria tomou conta.
“Deadpool 3” não vai ser “disneyzado”, de acordo com o roteirista do filme.
Lewis Hamilton vai produzir e Brad Pitt vai estrelar um filme sobre a Formula 1 na Apple TV+.
Jon Hamm, Juno Temple e Jennifer Jason Leigh estarão na quinta temporada da série “Fargo”.
“Ms. Marvel” já estreou no Disney+ e muita gente notou que os poderes da heroína são outros, quando comparados aos dos quadrinhos originais. Aqui o porquê.
Maria Bakalova está confirmada no terceiro “Guardiões das Galáxias”.
Aparentemente vai ser mesmo Julia Garner a intérprete de Madonna na cinebiografia da cantora. Mas já tem gente querendo que ela não aceite o papel.
Vem aí: “Coringa 2”. Com Joaquin Phoenix, mais uma vez.
Os dois episódios finais da quarta temporada de “Stranger Things”, que vem aí em julho, terão mais efeitos especiais do que toda a terceira temporada.
A terceira temporada de “Ted Lasso” está sendo escrita como se fosse a última.
Uma série de animação dos “Caça-Fantasmas” está em desenvolvimento na Netflix. E a continuação de “Ghostbusters: Afterlife” também foi anunciada pela Sony esta semana
E quais são as melhores séries de 2022 até agora?
Confirme previsto, Kate Bush emplacou seu primeiro Top 10 nos Estados Unidos graças à forcinha que “Stranger Things” deu para “Running Up That Hill”.
Aliás, você sabe qual a história dessa música?
Novas categorias no Grammy: Melhor Compositor do Ano e Melhor Trilha para Videogame.
Quando setembro chegar, teremos uma nova canção do Queen com Freddie Mercury, guardada pela banda durante décadas.
“Letras” é o nome do livro que vai reunir todas as composições de Caetano Veloso, por ocasião dos seus 80 anos. Lançamento em agosto.
Johnny Rotten, aquele que um dia cantou “Anarchy In the U.K”, agora diz que anarquia é uma péssima idéia. Realmente, a velhice….
Um disco “novo” de Lou Reed, com demos do Velvet Underground e canções suas inéditas vem aí também no segundo semestre.
Falando em Reed, tem uma exposição envolvendo memorabilia, sua carreira e muito mais em cartaz em Nova York.
Era meio previsível: uma série de shows-tributo a Taylor Hawkins, capitaneados pelo Foo Fighters.
Você também se irritou com a onipresença do hit “Happy” alguns anos atrás? Pharrell Williams, seu compositor e intérprete também.
Nunca é demais para a gente listar as 10 canções definitivas de Prince.
Julian Casablancas vendeu sua parte dos direitos dos Strokes para o fundo Primary Wave.
A newsletter The Honest Broker relembra uma curiosa história sobre quando um concurso para escolher uma nova palavra para “jazz” foi feito. E sim, uma outra palavra foi escolhida.
DICA DA SEMANA
Depois de “The Mandalorian” e “The Book of Boba Fett”, as expectativas eram altas para esta próxima série da franquia Star Wars no Disney+. Mais pela primeira do que pela segunda, que perdeu um pouco o fôlego. Na real, se pegarmos os outros filmes da franquia Star Wars fora das trilogias principais, dá pra dizer que as expectativas eram reticentes. Na real 2, se pegarmos a própria trilogia final de Star Wars…..
Ok, deu pra entender então que tudo que a franquia tem nos entregado chega cercado de expectativas, mas com vários pés atrás, certo? Entretanto, “Obi-Wan Kenobi” traz de volta um dos mais importantes personagens de toda a franquia, interpretado pelo mesmo Ewan McGregor dos episódios 1, 2 e 3 da série de filmes original. E não é só isso. Também nos entrega de volta ninguém menos que Darth Vader, interpretado também pelo mesmo Hayden Christensen do passado, com todos os problemas que fizeram com que ele fosse o ator mais falado dos tais episódios.
Então isso significa que temos então uma série?
Só isso não configuraria, mas “Obi Wan Kenobi” é sim uma série a ser assistida porque sua trama é relativamente simples e entrega o que cumpre, de uma maneira honesta. Eu até poderia dizer que, de tão simples, sua história caberia em um filme de 2 horas, mas eu soaria repetitivo na minha crítica à serialização do conteúdo.
A trama simples passa pela volta de Obi-Wan à ativa depois de anos no ostracismo. O Império agora comanda o universo e os Jedi foram extintos. Ou quase. Obi-Wan é trazido de volta para ir atrás de uma certa garota que havia sido sequestrada e, no caminho, se reencontrar com seu ex-pupilo e agora o mentir de todo o lado sombrio da Força. Basicamente isso.
No final das contas, a série acaba agradando aqueles que já estão inseridos no universo Star Wars simplesmente porque é Star Wars e algumas cenas em especial chegam a ser emocionantes. Prepare-se para chorar, jovem Padawan!
COTAÇÃO: ***1/2
E MAIS…
ADÃO NEGRO
A Warner divulgou o esperado primeiro trailer desta produção, que é uma de suas apostas para o segundo semestre, na seara dos heróis. Estréia em outubro.
THE SANDMAN
Chegou o que vocês queriam: o teaser de “Sandman” e a data de estréia: 5 de agosto.
A LEAGUE OF THEIR OWN
O filme, com Tom Hanks, Madonna e Geena Davis virou série. Estréia na Amazon em agosto.
MANIFEST - 4A TEMPORADA
A série, que se mudou para a Netflix, anunciou a quarta temporada ainda sem data de estréia.
THE MIDNIGHT CLUB
Chegou o teaser da nova série de Mike Flanagan (“A Missa da Meia Noite”, “A Maldição da Residência Hill”) para a Netflix. Estréia em outubro.
WEDNESDAY ADAMS
Saiu o trailer da série sobre Wandinha Adams na Netflix.
1899
Vem aí a nova série dos criadores de “Dark”. Ainda sem data definida.
COLDPLAY FT. BRUCE SPRINGSTEEN - “WORKING ON A DREAM / DANCING IN THE DARK”
Quando em New Jersey, traga Bruce Springsteen para o seu palco que tudo vai dar certo. Foi o que o Coldplay fez em um show no estádio MetLife nesta semana.
EM CASA COM OS GIL
A Amazon Prime Video estréia no dia 24 esta série que mostra os bastidores da família de Gilberto Gil, incluindo aí os ensaios para sua turnê de 80 anos.
NÃO! NÃO OLHE!
Saiu o trailer final do novo Jordan Peele, que promete muito. Estréia em julho.
CINEMA, ETC
Nesta semana, estamos falando sobre a série “A Escada”.
Ouçam:
PLAYLIST “2022 NA MÚSICA”
Chegou o que você queria!
A playlist com canções lançadas em 2022, pra você que diz que não se faz mais nada de bom na música nos dias de hoje. E pra você que sabe que existe música boa sendo feita mas quer saber o que eu ando ouvindo.
E ela vai sendo atualizada todos os dias, ok?
MUDANÇAS NA MALA
A MALA vai mudar!
Mas antes de implementar as mudanças, eu quero a sua opinião.
Acesse o QR Code abaixo e vote, para que eu possa saber do que você gosta mais aqui.
Esta é a newsletter “MALA” e ela é gratuita. Você a recebe porque assina a versão gratuita.
Já os assinantes pagos, recebem, além desta versão, uma outra chamada “MALA PARA ASSINANTES”, com pensatas, críticas, dicas exclusivas.
Interessou? Clique aqui e colabore: