MALA #99
Chegou a sua edição semanal da MALA!
Esta newsletter é escrita, editada e curada por mim, com um pouco de tudo o que eu gosto e consumo. Música, cinema, séries de tv, literatura, cultura geek e afins, que também estão presentes nos meus outros canais (Esquema Novo, Episódio de Hoje, Cinema, Etc.., Rádio 98FM e redes sociais), e aqui aparecem em uma edição revista e ampliada.
Se você chegou aqui agora, espero que goste. E comente. E compartilhe. E contribua.
Pra quem já conhece…..espero a mesma coisa!
Espalhe a palavra...
Rodrigo James
IMAGEM DA SEMANA
Mais uma da série “Awesome People Hanging Out Together”: Orson Welles e Charlie Chaplin. Imagina o papo…..
POR AÍ..
Da série “previsível”: “Top Gun: Maverick” já é a maior bilheteria de 2022.
Vem aí o “Coringa 2” e, com ele, Lady Gaga no elenco como Arlequina. E, acreditem, pode ser um musical.
E vocês acreditam que “A Identidade Bourne” tem 20 anos?
Temos um título oficial para “Entre Facas e Segredos 2”.
O boato de que Amber Heard seria substituída em “Aquaman 2” foi tão forte que os representantes da atriz tiveram que soltar um comunicado negando.
No domingo aconteceu a entrega do Tony Awards e o musical “A Strange Loop” ficou com o principal prêmio da noite.
E Jennifer Hudson é a mais nova EGOT da praça.
Calma lá! Vai ter um reality na Netflix baseado em “Round 6”? E o que acontecerá com os participantes que forem eliminados?
“Stranger Things”, “Ms. Marvel” e “The Last of Us” dominaram as conversas sobre séries na semana passada das redes sociais, segundo o ranking Trending TV.
Imagine um canal de tv que transmitisse 24 horas por dia a série clássica de animação “Transformers”? Pois esse canal existe.
E a Charlize Theron que está na Marvel e na série “The Boys” ao mesmo tempo? Como diabos isso aconteceu?
“Lightyear”, que estreou esta semana, tem uma cena de beijo entre duas pessoas do mesmo sexo. Por isso, foi banido na Arábia Saudita, na Malásia e nos Emirados Árabes. Chris Evans, a voz de Buzz no filme, disse que são todos uns idiotas.
Aliás, por que Tim Allen não dublou Buzz Lightyear nesse filme?
Uma nova série da agora franquia “Game of Thrones” está em desenvolvimento na HBO. A trama seria focada em Jon Snow e mostraria o que aconteceu com ele logo após o final da série original. Kit Harrington está nessa.
Jennifer Aniston disse, em uma entrevista, que é hora de sua personagem Alex encontrar o amor em “The Morning Show”, que se prepara para a terceira temporada.
Uma nova série sobre o clã Vanderbilt norte-americano está sendo desenvolvida por Anderson Cooper. Aquele mesmo da CNN.
O filme de Taika Waititi do universo Star Wars terá novos personagens criados por ele, numa espécie de expansão da saga.
Quais são as séries mais vistas da Amazon Prime Video? Contando as originais deles, claro.
Se você está assistindo a “The Offer”, deve estar impressionado com a caracterização de Matthew Goode como Robert Evans, o todo poderoso chefão da Paramount na época das filmagens de “O Poderoso Chefão” (perdão pelo trocadilho). Mas quem era Robert Evans? E ele era realmente esse gênio dos bastidores do cinema?
Aqui uma foto de Ryan Gosling caracterizado como Ken no filme “Barbie”:
Fala a verdade: não tá perfeito?
Nick Cave em uma série de animação? E como um adolescente? Vai rolar.
PARA TUDO! O BTS vai parar??
Post Malone disse que 60% de suas canções são compostas enquanto ele está fazendo o popular número 2. Eu poderia dizer que “isso explica tudo” mas não vou.
Paul McCartney completa 80 anos neste sábado. Então, o Stereogum pediu que 80 artistas escolhessem suas canções favoritas do mestre. O resultado está aqui.
O Popload Festival anunciou o lineup de sua edição de 2022: Jack White e Pixies encabeçam.
A escalada para o topo das paradas de “Running Up That Hill”, de Kate Bush, continua.
Você se interessaria por um ranking dos discos do Weezer?
O Tidal anunciou um novo álbum de Beyoncé para o final de julho. Mas seria mesmo um álbum? Ou um álbum visual? Ou um outro formato?
Um disco de Gilberto Gil, gravado na década de 1980 nos Estados Unidos, foi encontrado, digitalizado e divulgado no museu virtual que celebra os 80 anos do cantor no Google Arts & Culture.
Chico Buarque lança música nova hoje. E anunciou turnê brasileira para setembro.
Josh Homme, Chrissie Hynde, Roger Taylor, Brian May, Liam Gallagher e muitos outros estarão nos dois shows-tributo a Taylor Hawkins, que o Foo Fighters vai promover em Londres e em Los Angeles.
Lembram dos gêmeos Winklevoss? Aqueles que acusaram Mark Zuckerberg de roubar a idéia do Facebook deles? Pois eles tem uma banda e estão em turnê pelos Estados Unidos. O que não significa muita coisa, a se julgar pela música que eles fazem.
Andrew Lloyd Webber fez uma carta que foi lida durante a última apresentação do musical “Cinderella” no West End londrino, que foi interpretada por muitos como uma crítica a ele. Detalhe: as músicas foram escritas por Webber.
Um relatório da Goldman Sachs prevê que o faturamento da indústria musical vai dobrar para mais de 100 bilhões de dólares até 2030.
E depois de tudo o que aconteceu com Joe Rogan, o Spotify anunciou que criou uma comissão para analisar os conteúdos da plataforma. Meio tardio isso aí, mas tá valendo.
James Patterson, o autor de best-sellers, disse que os autores brancos são vítimas de racismo. Era só o que me faltava….
Sabem o vestido icônico de Marilyn Monroe, que Kim Kardashian usou no baile MetGala? Danificou.
Obituário: Internet Explorer.
DICA DA SEMANA
De tempos em tempos o cinema produz uma obra única. Isso não acontece sempre e quando olhamos para as bilheterias e para o que está sendo exibido nas telonas, sempre damos de cara com aquelas mesmas sete ou oito histórias recontadas à exaustão por Hollywood e que não nos causam impacto, apenas conforto. Pois “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” é uma destas obras atemporais, que nos lembraremos daqui a muitos anos e que nos mostra como boas idéias, execução impecável e ineditismo ainda conseguem nos causar desconforto ao assisti-las. Um bom desconforto.
Difícil mesmo é descrever este filme. Quando terminei de assisti-lo, minha primeira reação foi “o filme sobre multiverso que ‘Doutor Estranho no Multiverso da Loucura’ queria ter sido, mas não foi”. Só que não. Porque a Marvel jamais seria tão radical. Então, minha segunda reação - e que é a que carrego comigo até agora - foi: “um delírio genial”.
Se fosse possível falar sobre a trama do filme, ela passaria por Evelyn Wang (a sempre ótima Michelle Yeoh), uma chinesa dona de lavanderia que pode ir à falência a qualquer momento, especialmente se a auditora do imposto de renda Deirdre (Jamie Lee Curtis) decidir multar sua família. Em paralelo a isso, Evelyn enfrenta um dia “daqueles”: questões com sua filha, seu pai que decidiu vir visitá-la e a crise em seu casamento com Waymond (Ke Huy Quan, o Short Round de "Indiana Jones e o Templo da Perdição", de volta ao cinema).
Então, em meio a uma reunião, Evelyn é contactada por uma versão alternativa de seu marido, que mora em outro universo e é informada que precisa derrotar a entidade Jobu Tupaki, que pretende destruir todas as realidades. Simples assim, do nada. Por que? Não importa. O que importa é que a partir daí somos convidados a entrar neste multiverso com idas ao passado, realidades e personalidades alternativas, sempre acessadas por detalhes na realidade atual, que, como um gatilho emocional, fazem com que Evelyn visite estes universos, lute contra o inimigo e, de quebra, solucione as questões de sua vida.
Criado e dirigido por Dan Kwan e Daniel Scheinert, que assinam como Daniels, "Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” é um épico alucinante, com mil e uma ações acontecendo por minuto que nos deixa sem fôlego em vários sentidos. Em primeiro lugar, pela rapidez de suas ações propriamente dita (são 2h19 de projeção que você não vê passar); em segundo lugar, pelas referências óbvias ou não de filmes como “Matrix” e artes marciais em geral; por fim, pela capacidade que o cinema ainda tem de nos surpreender e oferecer uma obra única.
Ah sim: é obrigatório assistir na tela do cinema. Este é daqueles filmes que perde a metade de sua graça se assistido na tela da tv ou no celular.
Em cartaz nos cinemas do Brasil a partir do dia 23 de junho.
COTAÇÃO: *****
E MAIS…
BLONDE
Saiu o teaser do filme sobre Marilyn Monroe com Ana de Armas no elenco e, eu não sei quanto a vocês, mas eu fiquei impressionado com a caracterização.
PERSUASION
Baseado no clássico de Jane Austen, este filme traz Dakota Johnson no papel principal. Estréia em julho na Netflix.
ONLY MURDERS IN TNE BUILDING - 2A TEMPORADA
O novo trailer da segunda temporada de uma das mais divertidas séries de 2021 mostra que a investigação do trio pode estar indo para outro lado. Estréia dia 28.
STRANGER THINGS - 4A TEMPORADA, VOLUME 2
Aqui o teaser da parte final da quarta temporada da série, que chega em 1 de julho.
MY POLICEMAN
Harry Styles e Emma Corrin estrelam este filme que se concentra em um triângulo amoroso entre um homem, uma mulher e um policial.
DRY CLEANING - DON'T PRESS ME
A ótima banda britânica anunciou novo álbum - “Stumpwork” - para outubro e soltou este single.
DOJA CAT - VEGAS
Começaram a aparecer as canções da trilha de “Elvis”, a cinebiografia de Presley dirigida por Baz Luhrmann. Doja Cat foi a primeira a apresentar sua versão (?) de “Hound Dog”.
PHOEBE BRIDGERS - SIDELINES
Aqui temos a cantora apresentando no Tonight Show a canção “Sidelines”, escrita para a série “Conversations With Friends”, ainda inédita no Brasil, mas baseada em um livro de Sally Rooney (“Normal People”).
LANA DEL REY - BUDDY'S RENDEZVOUS
Da série “ótimas covers”: Lana reinterpretando uma das ótimas canções do ótimo álbum “Chloe and the Next 20th Century”, de Father John Misty.
TULSA KING
Aqui o teaser da série com Sylvester Stallone interpretando um chefe da máfia que sai da prisão e é envolvido em outras tramas. Estréia em novembro no Paramount+.
PLAYLIST “2022 NA MÚSICA”
Chegou o que você queria!
A playlist com canções lançadas em 2022, pra você que diz que não se faz mais nada de bom na música nos dias de hoje. E pra você que sabe que existe música boa sendo feita mas quer saber o que eu ando ouvindo.
E ela vai sendo atualizada todos os dias, ok?
Esta é a newsletter “MALA” e ela é gratuita. Você a recebe porque assina a versão gratuita.
Já os assinantes pagos, recebem, além desta versão, uma outra chamada “MALA PARA ASSINANTES”, com pensatas, críticas, dicas exclusivas.
Interessou? Clique aqui e colabore: